DIONE IARA SILVEIRA KITZMANN

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1986), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2000) e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). É docente Associada da Universidade Federal do Rio Grande, atuando em cursos de graduação (Gestão Ambiental e Oceanologia) e no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA). Editora-chefe da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - REMEA (PPGEA/FURG). Líder do Grupo de Pesquisa "Educação Ambiental nos processos de gestão ambiental". Coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (Campus Rio Grande). Desenvolve atividades principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, gestão ambiental e gerenciamento costeiro.

e-mail: docdione@furg.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2516792001020070

 

 

PAULO ROBERTO ARMANINI TAGLIANI

Oceanógrafo, Doutor em Ecologia e Recursos Naturais com pós-doutorado pela Universidade Politécnica de Cataluña,. Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande , lotado no Instituto de Oceanografia - Núcleo de Gerenciamento Costeiro. Tem experiência na área de Gerenciamento Costeiro, Avaliação de Impacto Ambiental e Planejamento Ambiental de Ecossistemas Costeiros. Publicou vários artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais. Possui vários capítulos de livros e 4 livros publicados. Fellow do programa internacional " Leadership for Environment and Development,- LEAD Program" da LEAD International, Coordenou no Brasil os projetos internacionais" Estuary and Coastal Areas: Basis and Tools for more Sustainable Development - ECOSUD" e o projeto Aqwas- ambos com recursos da União Européia. Seus trabalhos mais importantes incluem a coordenação do Estudo de Impacto Ambiental do Porto de Rio Grande e do Programa de Manejo Integrado do Estuário da Lagoa dos Patos - Programa Costa Sul, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Coordenou a elaboração do Plano Ambiental Municipal de Rio Grande, do Plano Ambiental da Ilha dos Marinheiros, do Zoneamento Ecológico Econômico do Município de Rio Grande e do Plano de Manejo da APA da Lagoa Verde. Coordenou vários Estudos de Impacto Ambiental costeiros, incluindo estaleiros, dragagens, usina termoelétrica, estradas costeiras e parques eólicos.Co-criador dos cursos de graduação em Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas, Agroecologia, e do programa de pós graduação em Gerenciamento Costeiro da FURG onde atuou como coordenador. É membro da International Association for Impact Assessment.

e-mail: paulotagliani@furg.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2294176480583072

 

 

RAFAEL MEDEIROS SPERB

Oceanógrafo formado pela Universidade do Rio Grande em 1989. Concluiu especialização e mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pelo IHE  Delft, Holanda, em 1996. O doutorado, concluído em 2002, foi desenvolvido em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina, na área de inteligência aplicada, Entre 1999 e 2014 atuou como professor titular da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, onde implantou e coordenou o curso de Engenharia Ambiental até 2006, bem como atuou como membro titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. Ainda durante este período, implantou e foi responsável pelo Laboratório de Computação Aplicada à Gestão Ambiental, tendo este recebido o Troféu de Inovação Tecnológica da FINEP - Etapa Sul em 2003 e 2006, referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de sistemas de informação baseados em Web com suporte geoespacial (WebGIS). Em 2007 recebeu, juntamente com o Dr. André Barreto, o Troféu Expressão Ecologia, na modalidade "Tecnologias Inovadoras" pelo desenvolvimento e manutenção do Sistema de Apoio ao Monitoramento de Mamíferos Marinhos - SIMMAM. Sistema adotado oficialmente pelo IBAMA e ICMBio como repositório de dados sobre o tema. Além deste projeto, destacam-se o Sistema de Informação do projeto Tamar (SITAMAR) e o Sistema de Rastreamento de Embarcações para o Programa nacional de rastreamento de Embarcações por Satélite - PREPS, desenvolvido para o Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA). Atuou como líder de grupo de pesquisa em de sistemas de informação para a gestão ambiental no período em que esteve na UNIVALI. É membro com direito a voto da Open Source Geospatial Foundation - OSGEO (www.osgeo.org), sendo um dos responsáveis pela implantação do capítulo brasileiro da Fundação. Atuou como responsável técnico, junto ao Instituto Kat Schurmann, pela equipe de levantamento oceanográfico que achou o Submarino Alemão U-513, afundado na costa de Santa Catarina durante a Segunda Guerra Mundial. Em junho de 2014 transferiu-se para o Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, onde atua como docente nos cursos de graduação em Oceanologia e Tecnologia em Gestão Ambiental, bem como no Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro. Neste último, atua como Coordenador para o período 2017-2018. Como pesquisador, encontra-se vinculado ao Laboratório de Gerenciamento Costeiro - LabGerco. Ainda em 2014, recebeu o Prêmio Plínio Cantanhede 2014, oferecido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis - IBP para o Artigo "SIMMAM - Sistema de Apoio ao Monitoramento de Mamíferos marinhos: Uma Nova Ferramenta para Gestão Ambiental".

e-mail: rsperb@furg.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1619120304203132

 

 

ROBERTA DE SOUZA POHREN

Possui graduação em Química, especialização em Toxicologia Aplicada e doutorado em Ecologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, poluição, licenciamento ambiental, gerenciamento de resíduos, áreas contaminadas, mutagenicidade.

e-mail: ropohren@gmail.com

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8747216572878118

 

 

KAHUAM GIANUCA

 10+ "Gianuca" profiles | LinkedIn

Doutorando junto ao Programa de Pós-graduação em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento - PPGSR/UFRGS. Possui Graduação e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (2006, 2009). Atua como técnico em Geomática junto ao Laboratório de Gerenciamento Costeiro - LABGERCO/IO/FURG. Participa dos grupos de pesquisa: Gerenciamento Costeiro e Gestão marinha e costeira Ecossistêmica (GMC-Eco). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, Geotecnologias (Drones), Sensoriamento Remoto, Planejamento e Gestão Ambiental. Representa a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no Conselho Gestor da APA da Lgoa Verde (CG-APALV). Auditor Ambiental e sócio fundador da GEOSENSE SOLUÇÕES AMBIENTAS, onde atua como consultor.

e-mail: kgianuca@furg.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1539465102817118